Notícias do Setor

Adiamento de leilão abre espaço para hidrelétricas

Valor Econômico- 16/09/2014


Por Rodrigo Polito e André Ramalho


A alteração da data de realização do próximo leilão do tipo "A-5", que contratará energia para início de entrega em 2019, de 30 de setembro para 28 de novembro, dará a oportunidade de incluir três projetos hidrelétricos na licitação. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

"A mudança de data foi principalmente devido às hidrelétricas, porque apareceu a oportunidade de conseguir a licença para algumas hídricas", afirmou Tolmasquim, durante a Rio Oil & Gas, evento do setor petrolífero, no Rio de Janeiro.

Pela legislação do setor, a licença ambiental prévia é obrigatória para que um projeto participe dos leilões de energia. Na prática, se o leilão fosse realizado em 30 de setembro, não haveria nenhuma hidrelétrica na disputa, o que poderia ser uma derrota política para o governo Dilma Rousseff, às vésperas da eleição presidencial.

De acordo com Maurício Tolmasquim, os três projetos hidrelétricos que podem ser incluídos no leilão A -5, no fim de novembro, são a usina de Itaocara, no Rio de Janeiro, e duas usinas no rio Piquiri, no Paraná.

O presidente da EPE não soube dizer, no momento, qual a capacidade instalada somada das três usinas. "Não são grandes [hidrelétricas], são médias, mas contribuem", afirmou.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape