Notícias do Setor

Aneel faz reunião extraordinária para analisar ajuda às distribuidoras

Folha de SP - 07/07/2014

Por Júlia Borba

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) agendou para esta quarta-feira (9) uma reunião extraordinária da diretoria para tratar de um problema que vem tirando o sono das distribuidoras de energia elétrica.

Trata-se do adiamento de um pagamento que essas empresas devem fazer às geradoras. Mesmo após a realização de um leilão para compra emergencial de energia, essas empresas ainda precisam recorrer a contratos de curto prazo –no chamado mercado livre– para atender a demanda mensal dos consumidores.

Essa compra representa gastos mensais bilionários. Por isso, as distribuidoras desde o início do ano pedem apoio do governo para realizar esses pagamentos.

O financiamento bancário de R$ 11,2 bilhões que foi feito com intermédio da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) no primeiro semestre já foi completamente utilizado pelas distribuidoras.

NOVA CONTA

Agora, o mercado estima que haja uma nova conta em aberto de mais R$ 1,9 bilhão a ser paga, referente aos gastos de maio.

Sem que haja uma nova fonte de recursos disponível, as empresas dizem que terão dificuldade em quitar a dívida.

A reunião da Aneel desta semana analisará um pedido de prorrogação do prazo de pagamento das distribuidoras para geradoras.

A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), que fez o pedido em nome das empresas do setor, não esclareceu qual é o prazo incluído no pleito.

O objetivo do adiamento, segundo a Folha apurou, é conseguir um prazo maior para a negociação com o governo, que até o momento vinha negando estudar uma nova ajuda ao setor.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape