Notícias do Setor

Consumo de gás natural no Brasil sobe 10,9% até julho impulsionado por térmicas

Reuters - 02/09/2014

Por Anna Flávia Rochas

O consumo de gás natural no Brasil subiu 10,9 por cento nos primeiros sete meses do ano ante mesmo período do ano passado, com a forte geração térmica acionada no país impulsionando a demanda pelo combustível, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) nesta terça-feira.

As termelétricas acumulam um aumento de 14,3 por cento no consumo de gás natural neste ano até julho ante mesmo período do ano passado. Somente em julho, houve aumento de 4,7 por cento no consumo da geração termelétrica na comparação com junho.

O consumo industrial de gás acumula alta de 1,44 por cento, de janeiro a julho, e de 2,1 por cento em julho, na comparação com junho. Mas a Abegás acredita que "o resultado poderá ser comprometido nos próximos meses do ano, devido a retirada do desconto de 1,57 por cento da Petrobras, no gás natural, desde 1º de agosto", afirmou o presidente–executivo da associação, Augusto Salomon, em nota.

O segmento residencial apresentou queda 4,7 por cento no acumulado desde o início do ano. Já o setor comercial tem alta de 1,6 por cento na mesma base de comparação.

O segmento automotivo encerrou o sétimo mês do ano com redução de 0,02 por cento no consumo, em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o setor acumula queda de 3,2 por cento.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape