Notícias do Setor

Leilão de energia A-1 será realizado em 5 de dezembro

Valor Econômico 10/10/2014 

 

Por Rafael Bitencourt


O governo marcou para 5 de dezembro o leilão de energia que deve eliminar boa parte do déficit de oferta a ser enfrentado pelas distribuidoras no início de 2015, causado pelo fim de antigos contratos firmados com as geradoras. O denominado Leilão A-1 prevê a compra de energia de usinas já em operação no sistema. O início de suprimento está programado para 1º de janeiro de 2015.

Os contratos de energia térmica negociada no leilão devem se estender por três anos, até o fim de 2017. As usinas com as outras fontes de geração vão abastecer o mercado até fim de 2017 e 2019, em contratos com até cinco anos.

As diretrizes do leilão, publicadas ontem pelo Ministério de Minas e Energia, restringiram a contratação de térmicas com o custo de operação de até R$ 300 por megawatt-hora (MWh). Os preços-teto de cada modalidade ainda serão definidos e enviados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para elaborar o edital.

O déficit de contratação previsto para o próximo ano já era esperado pelas distribuidoras. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) apostou, no mês passado, na contratação de 2 mil a 2,5 mil megawatts (MW) médios, o que seria suficiente para garantir o fornecimento de energia no país até o meio do ano que vem. Mesmo se confirmada a contratação nesse patamar, a oferta total de energia projetada para o certame é de até 4,2 mil MW médios.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape