Notícias do Setor

Reservatórios do sistema elétrico caem ao pior nível desde 2000

Folha De SP 14/10/2014

 

Os reservatórios do sistema elétrico devem alcançar o pior nível desde o início da série histórica, criada em 2000, segundo projeção do Operador Nacional do Sistema (ONS).

De acordo com o relatório, o nível médio dos reservatórios de Sudeste e Centro-Oeste deve cair para 19,9% ao final deste mês.

Até então, o pior índice foi setembro de 2001, quando o nível médio ficou em 20,6%. Naquele ano, o governo federal lançou um plano de racionalização do uso da energia, com alto custo político.

Os reservatórios são considerados as baterias do sistema elétrico brasileiro. Quanto mais vazios ficam, aumenta a necessidade do uso de usinas termelétricas, mais caras.

Como as regiões Sudeste e Centro-oeste concentram 70% das reservas hídricas, o nível baixo cria um alerta para todo o país.

Segundo os dados de operação do ONS para domingo, o nível médio dos reservatórios em todo o país é de apenas 27,5%.

Apenas no Sul, onde estão somente 7% das reservas, o nível é alto neste momento: 90%.

A escassez de chuvas voltou a pressionar o preço do mercado de curto prazo, o chamado preço de liquidação das diferenças (PLD). Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o PLD voltou a subir na terceira semana de outubro, após registrar queda nas três anteriores.

O PLD subiu de uma média de R$ 646,60 por megawatt-hora, na semana anterior, para R$ 808,99 por megawatt-hora.


Editoria de arte/Folhapress

Mapa da Seca

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape