Notícias do Setor

Reservatórios do Centro-Oeste e Sudeste baixam a 21,4%, diz ONS

Folha De SP 21/10/14

O nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste continuou a cair ao longo do fim de semana, apesar das chuvas que ocorreram em algumas áreas. Esse subsistema representa 70% da geração de energia hidrelétrica do país e agora opera com apenas 21,4% de sua capacidade, queda de 3,9 pontos percentuais desde o início do mês, de acordo com dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

.

Nos subsistemas Norte e Nordeste também houve queda. O primeiro opera com 36% de capacidade, recuo de 6,7 pontos em outubro, e o segundo tem 17,8%, queda de 4,1 pontos. No Sul, onde as chuvas têm sido constantes, o sistema opera com 91,5% da capacidade, aumento de 16 pontos no mês.

Há dez dias, o Operador Nacional do Sistema Elétrico reduziu para 19,9% a previsão do nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste no fim de outubro. A estimativa anterior era de 21,5%. Isso porque o volume de chuvas previsto para outubro é de 70% da média histórica para o período nessas regiões. Para o Nordeste, a expectativa é de um volume de chuvas de 41% do histórico.

A chuva que atingiu São Paulo no domingo foi intensa, mas não teve impacto significativo nos reservatórios que abastecem o sistema Cantareira, o principal da região metropolitana, que atende a cerca de 9 milhões de pessoas. O nível do sistema continuou em queda e baixou para 3,5% de sua capacidade ontem. No sábado, o Cantareira estava com 3,8% da capacidade e no domingo, com 3,6%.

De acordo com a Sabesp, estatal responsável pelo serviço de água de São Paulo, choveu 23,9 milímetros na região. A média para o mês de outubro todo é de 130,8 mm. Recentemente, os índices têm caído 0,2 ponto percentual por dia. Com a chuva do domingo, a queda foi de apenas 0,1 ponto percentual.

Na represa de Guarapiranga, houve redução de 0,6 ponto percentual no volume de água em relação ao sábado. O nível da represa baixou ontem para 43,2% da capacidade. Segundo maior sistema de água da região metropolitana de São Paulo, a Guarapiranga abastece 3,7 milhões de pessoas das zonas sul e sudoeste da capital paulista e de outros municípios da Grande São Paulo.

O site da Sabesp não informa, desde sexta-feira, os índices dos reservatórios para a população. A página não mostra a informação do índice do reservatório, mas apresenta dados como a pluviometria do dia e do mês.

Procurada, a Sabesp informou que ocorreu um "problema técnico" e que as informações deveriam estar disponíveis novamente no fim da noite de ontem.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape