Notícias do Setor

EPE habilita 4 hidrelétricas para leilão no fim do mês

Valor 20/11/14


Rodrigo Polito e Alessandra Saraiva


Quatro hidrelétricas, que somam 418 megawatts (MW) de capacidade instalada, foram habilitadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para o próximo leilão do tipo A-5, que negociará contratos para início de fornecimento em 2019. Dessas usinas, duas - Ercilândia (PR), de 87 MW, e Perdida 2 (TO), de 42 MW - ainda não possuem licença ambiental prévia. Se não receberem o documento nas próximas semanas, esses projetos serão retirados da licitação, marcada para dia 28.

As outras duas hidrelétricas são Apertados, de 139 MW, localizada no rio Piquiri (PR), e Itaocara 1, de 150 MW, no rio Paraíba do Sul (RJ). O projeto fluminense teve a concessão devolvida pela Light e a Cemig em agosto do no ano passado, porque a licença de instalação só havia saído dez anos depois do contrato, que tinha duração de 30 anos, o que inviabilizou economicamente o negócio. As duas empresas, porém, já sinalizaram que possuem interesse em retomar o contrato do empreendimento, com mais prazo para construção e operação.

A EPE também habilitou projetos de energia eólica, solar, de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e térmicas a biomassa, gás natural e carvão. No total, foram habilitados 821 projetos, com 29.242 MW de capacidade.

A Bahia é o Estado que concentra o maior número de projetos habilitados e de capacidade instalada, com um total de 209 parques eólicos e 107 projetos fotovoltaicos, que somam 8.021 MW.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape