Notícias do Setor

Regras para renovação das concessões de distribuidoras ficará para setembro

Segundo a Abradee, as regras e as condicionantes para a prorrogação dos contratos ainda estão em discussão no MME

As distribuidoras de energia deverão esperar mais alguns dias para conhecerem as regras para a renovação das concessões. O prazo que o governo passou para definir as diretrizes para a medida não ficarão prontas esse mês e deverão ser definidas em setembro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 26 de agosto, pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

Segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, Zimmermann não apontou para uma nova data, revelou apenas que não seria possível definir as regras ainda este mês. O representante dos distribuidores disse à Agência CanalEnergia que o ministério avalia as regras com base em estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica.

O presidente da entidade revelou que o MME está discutindo as regras e indicadores que serão considerados para a prorrogação das concessões, o que será colocado como condicionantes para a renovação dos contratos, tendo como base um estudo técnico realizado pela Aneel. A Abradee apresentou, em 31 de julho, ao governo suas demandas nessa questão para que o setor tenha um contrato equilibrado visando a previsibilidade e as condições para a prorrogação para o serviço de distribuição.

"Nós achamos que o contrato tem que ser o mais claro possível como instrumento de concretização da política tarifária fixada em lei", afirmou ele para quem, dessa forma o setor evitaria surpresas como a redução do retorno do investimento definido no 3º ciclo de revisão tarifária, que segundo seus cálculos reduziu em 21% o resultado Ebtida (antes de impostos, juros, depreciação e amortização) das empresas que ele representa.

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape