Notícias do Setor

ENASE 2014

PALESTRAS DO GOVERNO, DEBATES E INTERATIVIDADE MARCAM PROGRAMAÇÃO DO 11º ENASE

 Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, maior fórum de discussões do setor no Brasil, acontece nos dias 6 e 7 de maio, no Rio de Janeiro

 


Para discutir as perspectivas e os panoramas futuros do setor elétrico brasileiro, projetando cenários para os próximos cinco anos, 16 associações setoriais estarão reunidas no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de maio, para a 11ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), o maior fórum de discussões do segmento no Brasil. Estão previstas as participações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp; do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Rufino, e do diretor André Pepitone; além do presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luiz Eduardo Barata.

 

Lobão abrirá o evento com uma palestra em que analisará, pela ótica do governo, as projeções para o setor elétrico brasileiro entre os anos de 2014 e 2019. Em seguida, os participantes farão parte de debate envolvendo planejamento, operação e mercado; com Maurício Tolmasquim, Hermes Chipp e Luiz Eduardo Barata. A programação do ENASE prevê ainda perguntas do público para as autoridades e pesquisas eletrônicas, com resultados instantâneos, antecipando o que pensam os agentes do setor sobre os temas avaliados.

 

Ao longo dos últimos anos, o ENASE consolidou-se como o principal evento do segmento, promovendo debates e o surgimento de propostas que colaboraram para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. Este ano, o foco será o planejamento plurianual, característico nesta área, baseado na expansão da matriz elétrica para um horizonte de cinco anos à frente. As eleições de 2014 também serão abordadas. Paulo Kramer, professor doutor em Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB), falará sobre a corrida presidencial e suas consequências.

 

Entre as associações que fazem parte do setor elétrico, estão confirmadas palestras e debates com Alexei Macorin Vivan (ABCE); Fernando Zancan (ABCM); Elbia Melo (ABEEólica); Mario Menel (ABIAPE); Paulo Pedrosa (ABRACE); Reginaldo Medeiros (ABRACEEL); Nelson Leite (ABRADEE); Flávio Neiva (ABRAGE); Marco Antônio Veloso (ABRAGEF); Charles Lenzi (ABRAGEL); Xisto Vieira Filho (ABRAGET); José Claudio Cardoso (ABRATE); Carlos Faria (ANACE); Luiz Fernando Vianna (APINE) e Leonardo Calabró (COGEN). A organização é do Grupo CanalEnergia.

 

Mais informações no site www.enase.com.br

 

SERVIÇO:

DATA: 6 e 7 de maio de 2014

LOCAL: Hotel Sofitel - (Avenida Atlântica, 4.240, Copacabana - Rio de Janeiro)

INSCRIÇÕES pelo site http://www.enase.com.br

 

Copromoção: ABCE, ABCM, ABDIB, ABEEÓLICA, ABIAPE, ABRACE, ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, ABRAGEF, ABRAGEL, ABRAGET, ABRATE, ANACE, APINE e COGEN.

 

fmase

Hoje, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE conta com 19 entidades na sua formação, e é uma das principais vozes do setor para tratar das questões ambientais referentes aos empreendimentos de geração de energia.


Leia mais...

ABIAPE | Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

SCN Quadra 4 Ed. Centro Empresarial Varig Sala 101 CEP: 70714-900 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3326-7122 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

abiape