Quem somos

Quem Somos

A Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica foi instituída, em novembro de 2004, com objetivo de preservar os direitos e interesses dos autoprodutores de energia elétrica. Em 2009, a Associação deixa de atuar somente na área de energia elétrica expandindo seu escopo de atuação para assuntos energéticos, sem restrição.

Fica definida então a Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia – ABIAPE.ABIAPE congrega atualmente dez grandes autoprodutores que atuam nos setores de alumínio, agroindústria, cimento, mineração, papel e celulose, siderurgia e energia. Essas empresas investem na verticalização da cadeia de suprimento de energéticos para o autoconsumo em busca de maior garantia de suprimento, travamento de custos, previsibilidade de preços e competitividade industrial. Juntos, os associados da ABIAPE faturam mais de R$ 230 bilhões por ano, empregam diretamente mais de 260 mil trabalhadores e aplicam anualmente cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos socioambientais.

Na matriz energética nacional, os autoprodutores associados da ABIAPE participam de diversos empreendimentos em projeto, construção e operação que totalizam 23.098 MW de potência instalada, dos quais 8.889 MW são específicos para o consumo próprio. Desse total, 7.205 MW já estão em operação no país em 37 hidrelétricas, 18 termelétricas e 8 PCHs. Além disso, possuem 673 MW em projetos e participam da construção da usina de Belo Monte, sendo responsáveis por 1.011 MW.

ABIAPE possui equipe multidisciplinar que trabalha no acompanhamento, elaboração e modificação do arcabouço legal e regulatório, atuando nas áreas de energia, socioambiental e relações institucionais. Durante seus mais de onze anos de funcionamento, a Associação tem trabalhado intensamente buscando elevar a competitividade, responsabilidade socioambiental e segurança de suprimento da indústria autoprodutora nacional, garantindo, assim, a geração de energia competitiva para um Brasil sustentável.